top of page

Conheça os diferentes tipos de sushi.

Este post é para aqueles que chegam no restaurante japonês e não sabem chamar as peças de sushi pelo nome. Se identifica? Se você é um desses, acompanhe este texto até o fim e conheça os principais tipos de sushi com fotos, nomes e definições para não errar no pedido. Confira!


Hossomaki

Hoso = fino. Maki = enrolar. Hossomaki é o sushi enrolado em rolos finos com alga por fora. Por serem pequenos, costumam levar apenas um ingrediente no recheio, podendo variar entre salmão, kani, pepino, etc.

Uramaki

Ura = reverso. Maki = enrolar. Uramaki é o sushi enrolado ao contrário, ou seja, diferente do hossomaki que leva a alga por fora, o ura tem a alga enrolada por dentro e o arroz por fora. Pode levar dois ou mais recheios.


Niguiri

Ni = dois. Giri = dedos. Niguiri é o tradicional sushi feito à mão. Recebe este nome pela porção específica de arroz em forma oval que deve se encaixar em dois dedos do chef para ser pressionado junto ao peixe durante a montagem. Trata-se da peça que mais exige prática para que seja feita da forma correta.


Gunkan

Gunkan = navio de guerra. Favorito da maioria, o gunkan se difere das outras peças por ter o seu recheio no topo, enquanto o arroz aparece no meio enrolado tradicionalmente por alga marinha. Algas e ovas de peixe costumam ser os principais ingredientes do gunkan, mas aqui no Tokyo o mais popular é o de salmão com cebolinha e cream cheese. Já experimentou?


Sashimi

Sashi = furado. Mi = carne. Sashimi significa carne perfurada e recebe este nome devido a técnica de pesca utilizada para a sua preparação. Vale lembrar que sashimi é apenas a fatia de peixe cru cortado em finas fatias e, por não incluir arroz em seus ingredientes, não é considerado um tipo de sushi.


Hot Roll

Hot = quente. Roll = rolo. Hot roll é o sushi empanado com alga frita, crocante com farinha panko e recheios variados, sendo o salmão grelhado o mais comum. Apesar da criação brasileira, o hot compõe os mais variados cardápios de restaurantes japoneses. Portanto, podemos dizer que este é um clássico da comida japonesa brasileira. E vamos combinar, é uma delícia, né?

E aí, aprendeu? Mande para quem também não sabe diferenciar os tipos de sushi.

188.916 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page