top of page

10 curiosidades sobre sushi

Será que todo apaixonado por sushi realmente entende do assunto? A comida típica japonesa conquista cada vez mais paladares pelo mundo todo, e no Brasil não é diferente. Por isso, separamos fatos e curiosidades sobre esta invenção que veio para ficar. Saiba tudo sobre a origem e a forma de consumo deste alimento que é o favorito de muitos brasileiros.



— O sushi surgiu de uma técnica de conservação do peixe em arroz avinagrado e passou a ser considerado um prato somente nos últimos 200 anos, conquistando inicialmente o Japão e, logo depois, o mundo.


— Hoje o salmão é o peixe favorito do sushi, mas ele só foi introduzido nos ingredientes na década de 80 pelos noruegueses.


— Os sushis contemporâneos que comemos fora do Japão são adaptados com novos elementos de acordo com a culinária de cada país, aliando novas técnicas a invenções dos chefs.


— Tradicionalmente, deve-se molhar o peixe no shoyo e não o arroz.


— O salmão, peixe mais utilizado no sushi, é rico em ômega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.


— Originalmente, o wasabi, raíz forte, era um dos ingredientes presentes dentro do sushi, porém o Ocidente não se habitou com o sabor apimentado e, por isso, passou a ser servido em pequenas porções como um acompanhamento.


— Temaki também é sushi, porém em forma de cone.


— Muitos chefs acreditam que os clientes não comem só com a boca, mas também com os olhos. Por isso, o preparo das peças envolve muito cuidado e criatividade.


— No Japão, o sushi começou a ser vendido como fast-food com a ideia de oferecer comida rápida e produzida em grande escala.


— Folhas verdes são usadas para decorar os pratos.


Fique por dentro do blog do Tokyo Sushi Lounge e acompanhe mais dicas, novidades e curiosidades sobre a culinária japonesa.

1.013 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page